Primeira Guerra Mundial - Exercícios de Revisão

Este Exercício de Revisão é destinado para o estudo  de todo o assunto da Primeira Guerra Mundial, compartilhe conhecimento e responda nos comentários.



1. “Nestes últimos anos (...), todos os lugares vagos do globo foram tomados pelas potên­cias da Europa ou da América do Norte; (...) A grandeza colonial, promessa de riquezas ainda não calculadas, influenciará a importância relativa dos Estados europeus. (...).” (J. E. Driault, sociólogo francês, 1907.) Qual foi o motivo básico para a eclosão da Primeira Guerra Mundial?


2.  “Patriotismo e belicosidade eram amplamente compartilhados pela população. (...) Como a maior parte da educação era fornecida pelo Estado [escolas públicas], este conduziu à difusão de atitudes e símbolos comuns. (...) A educação fazia com que a massa da popula­ção lesse poemas patrióticos e cantasse canções. (...) E, tradicionalmente, as nações glori­ficavam suas proezas na guerra.” (j. M. Roberts, historiador inglês, século XX.) Muitos empresários e governantes europeus acreditaram que a guerra proporcionaria lucros e poderes políticos. Em nome de quais ideais os trabalhadores aceitaram matar e morrer nessa guerra?

3.   “Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um único inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. (...) A Inglaterra despertou para o que é inevitável (...). A Alemanha deve ser destruída” (Jornal inglês Saturday Review, Londres, final do século XIX.) Mostre qual foi o principal motivo para a rivalidade anglo-germânica (inglesa-alemã).



4.   Explique o que era o revanchismo francês.



5.  Em 1913, o general austríaco Von Conrad declarou: “Mais cedo ou mais tarde, terá de acontecer a guerra européia entre os alemães e os eslavistas (...), mas é preciso que a agressão parta dos eslavos”. Indique a razão para o Império Austro-Húngaro e o Império Russo disputarem os Bálcãs.


6.  Cite o nome dos países que faziam parte da Tríplice Entente.

7.  Em outubro de 1915, o secretário de Estado norte-americano Lensing escreveu ao presi­dente dos EUA,Wilson:“Se os países europeus estiverem incapazes de pagar, sofreremos uma diminuição da produção, uma depressão industrial”. Apresente o principal motivo para os EUA terem entrado na guerra em 1917.




8.  “ Art. 45: (...) [A Alemanha] cede à França a propriedade inteira e absoluta (...) das minas de carvão situadas na bacia do Sarre (...). Art. I 19: A Alemanha renuncia, em favor das Po­tências Aliadas e associadas, a todos os seus títulos e direitos nas possessões de além- mar. (...). Art. 173: Será abolido na Alemanha todo e qualquer serviço militar universal obrigatório. (...). Art. 184: (...) Todos os navios de guerra de superfície alemães (...) deixa­rão de pertencer à Alemanha (...). Art. 232: Os governos aliados e associados declaram, e a Alemanha reconhece, que a Alemanha e seus aliados são responsáveis, por tê-los cau­sado, por todas as perdas e por todos os danos sofridos pelos governos aliados e associados e pelos seus habitantes nacionais em conseqüência da guerra (...) e a Alemanha se compromete (...) que sejam reparados to-os os danos. (...).” (Cláusulas do Tratado de Versalhes, 28 de junho de 1919.) Analise o texto e caracterize as imposições dos vencedores sobre a Alemanha.

9.     Qual era a situação dos EUA após a guerra?

10. Explique o que eram em geral os 14 Pontos de Wilson. Eles foram atendidos?




Postagens mais visitadas