Como escolher um plano de Saúde Para Empresa?

ocê pensa em oferecer um plano de saúde para os funcionários da sua empresa? Uma pesquisa feita pela Catho, divulgada pelo jornal O Dia, mostra que 74,6% dos brasileiros entendem o convênio médico como um item de motivação para o trabalho.
Mas será que a oferta desse benefício realmente vale a pena? A resposta é sim. Além de ser um dos critérios mais valorizados, a assistência médica se torna um fator essencial para a contratação e a retenção de talentos. Em outras palavras, ele deixa de ser um gasto para se tornar um investimento, já que o retorno obtido a médio e longo prazos realmente compensa.
Para entender melhor esse aspecto, neste post apresentaremos como o plano de saúde para funcionários funcionam, os motivos que justificam sua contratação e como escolher o melhor para a sua empresa.
Acompanhe!

Como funciona o plano de saúde para funcionários?

Os convênios médicos empresariais são similares aos voltados para pessoas físicas, mas têm algumas características próprias. Eles são coletivos, ou seja, as condições são oferecidas a todos os colaboradores — e o colaborador pode optar por participar ou não.
Esse é um benefício opcional, já que inexiste qualquer obrigatoriedade, segundo a legislação trabalhista. No entanto, é uma vantagem competitiva na hora de atraircontratar e reter talentos. Por isso, muitas organizações investem na oferta do plano de saúde.
O convênio médico pode ser oferecido aos colaboradores e a membros de sua família. Sócios, gestores, aposentados, estagiários, trabalhadores temporários e menores aprendizes também podem ter acesso a esse benefício.
O custo varia de acordo com o total de colaboradores e a rede de serviços e hospitais escolhida. Um levantamento feito pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios demonstrou que um plano básico para um empreendimento com 20 funcionários custa em torno de R$ 5 mil por mês. A matéria ainda indicou que o custo médio por colaborador corresponde a aproximadamente 11,5% da folha de pagamento.
Além disso, pode haver ou não a chamada coparticipação. Se existir, o colaborador arca com o pagamento de um percentual de todas as consultas, exames e procedimentos realizados. O restante está incluído no plano contratado pela empresa.
Com relação à carência, os prazos são os mesmos dos convênios voltados para pessoas físicas, isto é:
  • 24 horas para casos de urgência e emergência;
  • 300 dias para parto;
  • 24 meses para cobertura de lesões e doenças preexistentes;
  • 180 dias para o restante dos casos.
Um cuidado a ser tomado pelas empresas é referente ao índice de sinistralidade, que demonstra o total gasto pela operadora para cumprir as despesas previstas em contrato. Quando ultrapassa 70% do valor pago pelo cliente, pode haver um reajuste.

Por que sua empresa deve contratá-los?

Os motivos que justificam a oferta desse benefício são variados. Confira os principais:

Aumento da motivação dos colaboradores

Os planos de saúde para os funcionários impactam diretamente seu sentimento de pertencimento. Eles percebem que a empresa está interessada em seu bem-estar e os valoriza. Por isso, a tendência é que eles aumentem a produtividade e trabalhem focados para retribuir esse benefício.
Profissionais motivados, querem permanecer na empresa! Entenda como fazer isso na prática. Recomendamos que você o eBook gratuito Retenção de Talentos. Responda o formulário e receba:

Postagens mais visitadas