Antes de Estudar


Em primeiríssimo lugar, jamais perca tempo decorando datas, listas de nomes de reis, presidentes, generais e ministros, nomes de tratados e de batalhas. Neste blog, essas datas e nomes vão aparecer para você localizar as coisas. São parecidas com as etiquetas de um fichário. Mas não precisam ser memorizadas. Afinal, decorar é o contrário de raciocinar.

O mais importante é aprender a raciocinar historicamente. Para isso, toda vez que você ler um post, deve fazer perguntas indispensáveis: o que esses acontecimentos têm a ver com o mundo atual? Como eles influenciaram a maneira de viver e de pensar das mulheres e dos homens de hoje? Como eles ajudam a explicar o que está acontecendo agora?
As coisas não poderiam ter sido diferentes?
Logo depois do título do post, existe um resumo do que você vai estudar. É legal ter uma visão global antes de se aprofundar nos detalhes.
As ilustrações, os gráficos e os esquemas não são enfeites para deixar a página bonitinha
Preste bastante atenção porque eles ensinam muitas coisas.
Tente arrancar todas as informações que eles proporcionam.
Nas ilustrações, observe o que elas informam sobre a cultura de uma época: os prédios, as roupas, os objetos, as ferramentas os gostos, o que se considerava bonito e importante. Examine-as com cuidado, curta sua beleza, veja se descobre detalhes novos. A atividade de um historiador alia o raciocínio com a paixão e a admiração pela beleza, as mesmas qualidades fundamentais no amor!
As tabelas, gráficos e ilustrações foram retiradas de outras obras. O autor pesquisou bastante para colocá-los neste blog didático. Essa observação e importante para você perceber que todos nós aprendemos com os outros. O autor não é dono da verdade da História nem sabe tudo.
No final de cada post, existe um TEXTO COMPLEMENTAR. Geralmente foi escrito por um grande historiador. Incrementa as informações que você já teve. Preste atenção porque ele pode apresentar Ide que não estão no texto normal do blog. Algumas idéias podem até discordar de algumas coisas postas no texto normal do blog. Com isso, você perceberá que o trabalho dos historiadores é feito por meio do confronto de ideias opostas.
As REFLEXÕES SOBRE O TEXTO COMPLEMENTAI 

trazem perguntas que devem ser respondidas sempre de acordo coai o que o ator do texto complementar escreveu. Mas também será importante você relacionar essas informações com o que |á aprendeu no texto principal.O texto complementar e as reflexões sobre de serves para várias coisas: acostumar você à linguagem dos Historiadores  Profissionais; ensinar a ler um texto e interpretá-lo; mostrar que qualquer conhecimento Cientifico precisa da dúvida, do questionamento, da polêmica. Em outras palavras, por intermédio deles você pode construir o seu conhecimento.

Afinal, se não é para decorar, o que é que devemos estudar? É para isso que servem os EXERCÍCIOS DE REVISÃO. Eles não são aquela coisa aborreci­da de final de lição. Na verdade, são um guia para o estudo. Para começar, repare que eles jamais perguntam a respeito de um nome, de uma data, de uma batalha. Decoreba, nem de longe! O que eles mostram são as perguntas que você sempre deve formular para compreender um processo histórico: quais foram as causas? E as conseqüências? Como as coisas se relacionam?
Já no finalzinho do post, estão as REFLEXÕES CRÍTICAS. Repare que você não vai encontrar a resposta a elas no texto. A resposta deve ser encontrada por você mesmo, com sua inteligência, seus conhecimentos, sua experiência, na troca de idéias com seus colegas. Ou seja, não existe uma resposta certa, a não ser que você queira ser o "dono da verdade". Porque não existe uma receita pronta nem um caminho infalível: o conhecimento histórico é construído pela dúvida, pela crítica e pelo diálogo.
As reflexões críticas revelam como o assunto histórico apresentado no post tem muito a ver com a atualidade. E nos deixam a lição principal: jamais aceite alguma coisa apenas porque disseram que era verdade. Procure saber a razão de tudo, recuse o que não for explicado, questione as coisas por diversos lados.

Lembre-se de que neste blog você não vai encontrar a verdade definitiva sobre a História. Primeiro, porque em lugar nenhum você encontra uma verdade definitiva. Segundo, porque o choque entre idéias diferentes, o debate, a crítica ao que os outros pensam e ao que nós mesmos pensamos, e a polêmica são fundamentais para a construção do conhecimento.
Procure 1er cada frase de nosso blog com espírito crítico. Você não deve aceitar tudo o que está nele só porque é um blog didático! Nem o autor nem ninguém são entidades supremas que possuem todo o saber do mundo. Se você não gosta de uma explicação, se você discorda de uma conclusão, se pensa diferente do autor, procure discutir isso com seus colegas. Fale com seu professor, debata com ele e a turma. Converse com seus pais a respeito. Peça para seu professor indicar blogs e outras fontes onde você possa conhecer melhor o assunto que o despertou.
Não seja um escravo do blog didático!
Para escrever um blog didático, o autor precisa 1er muitos blogs. Tudo o que está escrito no blog didático foi obtido da leitura de outras obras, de outros historiadores.
Ou seja, o autor não é o dono do saber absoluto. Ele também aprende muito com os outros.
Na hora de escrever um blog didático, muitas vezes o autor fica numa encruzilhada:
"Esse historiador explica um acontecimento dessa maneira. Esse outro tenta mostrar que o acontecimento teve outros motivos. Qual ‘dos dois parece mais verdadeiro?" Quando você 1er um blog didático, pode ter certeza de que ele poderia ter sido escrito de outra maneira, tão válida como esta. Por isso, nunca se esqueça de que duvidar e questionar são atividades muito saudáveis.



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