A modernidade e o positivismo - resumo


A modernidade e o positivismo

Elogio à Modernidade século XIX
No final do século XIX, nas grandes cida­des da Europa e dos EUA as pessoas tiveram consciência de que viviam de um modo bem diferente do que no passado. Assistiam ao triunfo da modernidade. A principal caracte­rística da modernidade é a valorização da vida na cidade (e não no campo), da tecno­logia (e não da natureza), da ciência (e não da religião), do capitalismo (e não da socie­dade baseada em fazendas de camponeses e em oficinas de artesanato), do individualismo (e não da comunidade), das mudanças rápi­das e incessantes (e não da tradição), da in­dústria (e não da agricultura).
Uma das filosofias que melhor expres­saram a modernidade foi o positivismo, do pensador francês Auguste Comte. Ele des­prezava as revoluções sociais e a democra­cia. Para Comte, a única força capaz de mu­dar a sociedade era a ciência. Propunha que a sociedade fosse governada por uma dita­dura dos “sábios” (engenheiros, administra­dores, sociólogos, cientistas e empresários), que teriam condições de garantir a
ordem e o progresso. Essa ditadura seria benéfica para todos porque a ciência seria uma força social “neu­tra”, “imparcial”, ou seja, “nem de direita nem de esquerda”.

Postagens mais visitadas