Revolução Francesa - Resumo
A Revolução Francesa foi a mais importante das revoluções burguesas) A crise econômica, a insistência dos nobres em manter seus privilégios e a miséria da população levaram à revolta dos camponeses, e dos sans-culottes (artesãos e pequenos proprietários nas cidades). O símbolo da rebelião foi a queda da Bastilha) (1789).
A tomada da Bastilha século XVII |
Podemos dividir a Revolução Francesa em três etapas. Na era das instituições (1789-1791). a França tornou-se uma monarquia constitucional e foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (baseada nos ideais iluministas de liberdade e igualdade jurídica). Mas o voto era censitário (só quem tinha uma certa renda podia votar) e os camponeses não receberam terras. Os países absolutistas lançaram seus exércitos contra a França. Os sans-culottes se rebelaram e prenderam o rei. Começava a era das antecipações (1792-1794), o período mais radical. O rei Luís XVI foi condenado por um tribunal revolucionário e guilhotinado. O governo passou a ser exercido pela Convenção, uma assembléia de deputados eleitos com voto universal masculino. Os dois principais partidos eram o girondino (alta burguesia, favorável a moderar revolução) e o jacobino ( liderado por membros da classe média e da pequena burguesia, favorável ao aumento dos direitos dos mais Uma nova rebelião dos sans-culottes entregou totais poderes aos jacobinos liderados por Robespierre.
Foi o momento supremo da revolução. Estabeleceu-se a Lei do Máximo, que proibia a burguesia de aumentar os preços dos itens populares (pão, aluguel etc.). As terras dos nobres emigrados foram distribuídas aos camponeses. O governo determinou a criação de escolas primárias gratuitas para todos os cidadãos. Os “inimigos da revolução” foram presos e tiveram suas cabeças cortadas pela guilhotina. Mas o terrore as brigas entre os próprios dirigentes do partido (Robespierre versus Danton) enfraqueceram os jacobinos. Os partidários da burguesia e da revolução “moderada” (sem muitos direitos sociais) derrubaram os jacobinos. Foi a chamada reação termidoriana. Começava a era das consolidações (1794-1799). Uma nova assembléia, o Diretório, assumiu o governo. Tinha sido eleita com voto censitário. Foi uma época de perseguição contra os líderes populares jacobinos. A anulação da Lei do Máximo provocou uma alta inflação. Em 1799, o jovem general Napoleão Bonaparte comandou um golpe de Estado, tornando-se ditador da França.