O imperialismo e a guerra - Primeira Guerra Mundial - #03
Os países imperialistas competiam para dominar, mais colônias, mais mercados, mais fontes de matéria-prima, mais áreas para investir capital e explorar a mão-de- obra local. É óbvio que o- mundo ficou pequeno demais para eles. Só havia um modo de continuar a expansão: tomando as áreas dominadas por outro país imperialista. O resultado, então, foi a mais terrível guerra que o mundo já conhecera: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Para que os monopólios continuassem devorando o planeta, para que a alta burguesia tivesse mais lucros, milhões de homens e mulheres seriam sacrificados.
Portanto, nós não devemos olhar para essa guerra como se fosse um filme de bonzi- nhos contra bandidos. Porque nos dois lados inimigos os interesses principais eram imperialistas. O objetivo dos dois bandos era abocanhar áreas maiores do planeta, expandir o império econômico dos monopólios.
Atenção: apesar do nome guerra mundial, essa guerra foi travada basicamente dentro da Europa. Aliás, até mesmo alguns países europeus ficaram fora dela (eram neutros). Por que então se diz que era mundial? Não foi porque todos os países do mundo tivessem participado, mas porque os países imperialistas tinham interesse em dominar áreas cada vez maiores no mundo. O que estava em jogo era exatamente isso: quem controlaria um pedaço maior da Terra?
A causa geral da Primeira Guerra foi a rivalidade imperialista. No entanto, cada país tinha um motivo particular para enfrentar o outro. É o que veremos a seguir.