Alemães e italianos querem colônicas - Primeira Guerra Mundial - #06



Alemães e italianos querem colônicas - Primeira Guerra Mundial - #06


No começo do século XX, a África e a Ásia eram quase inteiramente controladas pelos países imperialistas, principalmente pela Inglaterra e pela França. A Alemanha e a Itália, porém, quase não possuíam colônias. Tinham demorado para se unificar na­cionalmente (só conseguiram isso em 1871, enquanto a França e a Inglaterra já eram Es­tados nacionais desde o século XVI). Portan­to, quando se tornaram imperialistas e partiram para abocanhar colônias pelo mundo, quase não havia sobrado muita migalha: a Inglaterra e a França haviam chegado antes no banquete colonialista e tinham engolido quase toda a Ásia e a África.
Baile na corte de Viena, em 1900. Valsas, vestidos longos, burgueses com ternos elegantes. Tal como os outros países europeus, a Áustria começou a Primeira Guerra muito parecida com o que era no século XIX. Mas, quatro anos depois, tudo estaria muito diferente: iniciava-se de verdade o século XX.
A Alemanha e a Itália eram imperialistas. Queriam e precisavam de colônias. Mas como consegui-las? Só se fosse tomando colônias de outros países euro­peus. Ou seja, só se fosse por meio da guerra. Temos aí então outro motivo para o conflito.

Postagens mais visitadas