Áustria e Rússia disputam os Bálcãs - Primeira Guerra Mundial - #07



Áustria e Rússia disputam os Bálcãs - Primeira Guerra Mundial - #07

A Áustria era um império que reunia mui­tos povos da Europa Central. Os austríacos dominantes são um povo de origem germâ­nica (alemã). No século XIX, Viena era consi­derada uma cidade “alemã”. A Áustria só não ficou sendo parte da Alemanha (quando esta se unificou) porque a Prússia não permitiu.
O império austríaco era formado por mui­tas nacionalidades oprimidas. Os alemães-aus- tríacos dominavam outros povos: os eslavos , como os tchecos, es­lovacos, eslovenos, croatas e poloneses, e os povos não-eslavos, como os húngaros. Os húngaros ainda tinham uma certa autonomia. Daí o país ter o nome de Império Austro-Húngaro, embora quem mandasse mesmo fossem os alemães-austríacos. A capital do império era Viena, e o idioma oficial, o alemão.
Esses povos eslavos se sentiam oprimi­dos pela Áustria, como se fossem colônias. Queriam se libertar, tornar-se independen­tes, formar seus próprios Estados nacionais.
A Rússia também era um império (onde o imperador recebia o título de tzar). Os rus­sos são um povo eslavo, e no seu império havia também outros povos eslavos (ucranianos, bielo-russos etc.), além de muitos povos asiáticos e europeus. O Tzar da Rússia ambicionava controlar todos os povos esla­vos da Europa, inclusive os que habitavam a Europa Central e os Bálcãs. Essas regiões eram cobiçadas também pela Áustria.
O governo russo se considerava o pro­motor do pan-eslavismo, que tinha como objetivo a reunião de todos os povos esla­vos “sob a proteção benéfica da Rússia”. O pan-eslavismo servia de justificativa para os interesses imperialistas da Rússia de domi­nar regiões da Europa Oriental habitadas por outros povos eslavos.

Havia um pequeno país eslavo nos Bál­cãs que se tornou uma das peças-chave do jogo entre a Rússia e a Áustria. Tratava-se da Sérvia. O governo da Sérvia dava força para a luta nacionalista dos povos eslavos domi­nados dentro do Império Austro-Húngaro. Você pode perguntar: mas como uma nação fraca como a Sérvia poderia enfrentar a po­derosa Áustria? Ora, isso era possível porque os sérvios tinham cobertura do Império Rus­so. E a guerra, então, acabaria estourando exatamente nessa região.

Postagens mais visitadas