A ciência e a tecnologia do consumo - Século 20

A noite da cidade moderna está repleta de letreiros luminosos com lâmpadas a gás néon. Sabe quando o néon foi inventado? Na França, em 1915 simples zíper da roupa foi uma invenção dos EUA (1893). A primeira transmissão de rádio foi feita pelo italiano Marconi em 1901. Vinte anos depois, milhões de pessoas do mundo rico já ouviam programas de rádio. As primeiras transmissões de tevê foram feitas na Inglaterra em 1936. Mas só depois da Segunda Guerra (que terminou em 1945) é que a televisão invadiria os lares nos EUA e na Europa Ocidental. No Brasil, ela chegou em 1950.
A Química aplicada à indústria foi muito importante para a mu-dança dos hábitos diários da humanidade. Os primeiros tipos de plástico. ainda duros, surgiram no começo do século XX. Em 1931, foi descoberto o náilon.
O inseticida DDT foi inventado em 1939. Graças a ele. foi possível destruir mosquitos (controlando doenças como a malária e a febre amarela) e insetos devoradores de plantações. Com o tempo, percebeu-se que o DDT é prejudicial à saúde humana. De qualquer modo, estava dado o primeiro passo para a produção de pesticidas, tão úteis para acabar com doenças e aumentar a produção agrícola.

Postagens mais visitadas