Sobre Psicanálise freudiana resumo

Um resumo sobre o que é história Psicanalise Freudiana. Sigmund freud, teoria, estudo, obra, inconsciente.

Sigmund Freud (1856-1938) formou-se em Medicina e teve sua formação cultural na Viena da belle cpoque . Foi o criador da Psicanálise, uma ciência que influenciou milhões de mulheres e homens no século XX.
Sigmund Freud
da Psicanálise. Publicou
A interpretação dos sonhos em 1900.
Muito do que
o  século XX aprendeu
 sobre a sexualidade,
o  inconsciente
e   as neuroses deve-se
 às suas obras cientificas. 
Mas também já se falou 
muita bobagem em nome dele.
A Psicanálise estuda a vida psíquica. Você já deve ter ouvido falar de gente que procura um psicanalista para resolver problemas psicológicos e emocionais. Há muitos exemplos: pessoas que sofrem por causa de timidez excessiva, ou por serem muito ciumentas, ou que vivem brigando com as outras, ou que se sentem angustiadas, ou manifestam problemas sexuais, ou têm medo exagerado de lugares fechados, ou se sentem inseguras e inferiores, e por aí vai.
A Psicanálise mostra que não temos consciência de tudo aquilo que acontece em nossa mente. Porque existe uma parte inconsciente que determina nossas vidas. Muitas de nossas angústias são provocadas pelo inconsciente. Por isso é tão difícil superá-las.
A obra de Freud é vasta. Além de demonstrar como nossa mente e nossas atitudes são influenciadas pelo inconsciente, ele indicou também a importância da libido(as energias sexuais) para a formação da personalidade do indivíduo. Chocou a sociedade européia da época ao afirmar que, desde bebes, nós já temas uma vida sexual ativa (o prazer do bebê é oral: satisfaz-se mamando). Revelou o célebre complexo de lid(rx), que faz parte do desenvolvimento da sexualidade e da personalidade de todas as crianças. É o momento em que o menino deseja sexualmente a mãe (e a menina, a seu pai) e esbarra nas proibições sociais.
Freud acreditava que grande parte das angústias e até das neuroses das pessoas é provocada pela repressão inconsciente das pulsões sexuais. Mas como identificar as conflitos inconscientes que provocam tanto desconforto nas pessoas? Não adianta se concentrar ou puxar pela memória. Afinal, estão inconscientes, não é mesmo? O caminho são técnicas psicanalíticas especiais. lima delas é a interpretação dos sonhos. Freud achava que os sonhas são manifestações simbólicas do inconsciente. Interpretando as símbolos, o psicanalista poderia desvendar o inconsciente do paciente.
Freud jamais defendeu a ideia de que, se "o desejo não pode ser reprimido", todas as pessoas deveriam fazer o que bem quisessem. Ao contrário, dizia que aqueles que não admitem limites para a satisfação de seus impulsas, que acham que todas as regras são "repressoras" e "castradoras", têm uma personalidade infantil, um amor exagerado por si mesmos (narcisismo). São egoístas e psiquicamente pouco evoluídos. Porque a civilização nasceu da capacidade humana de se auto-impor limites e de transformar o desejo e a agressividade em grandes realizações materiais e culturais.
Originalmente, a Psicanálise era uma ciência altamente crítica. Por meio dela, as pessoas deveriam se autoconhecer para se autotransformar. Mas, depois da morte de Freud, surgiu um tipo de técnica psicanalítica nos EUA que ajustava o indivíduo para que se conformasse à sociedade. Para os críticos, esse tipo de terapia, que ainda predomina nas consultórios psicanalíticos de quase todo o mundo, traiu o objetivo freudiano. Seu objetivo é fazer com que as pessoas passem a amar a si mesmas a ponto de aceitar o mundo como está. ("Eu me amo, então o mundo é maravilhoso.")

Postagens mais visitadas