A revolução nas ciências - Século 20

No inicio do século XX, a ciência também viveu a sua revolução. Tudo começou com a célebre Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein (1879-1955). Ele foi, disparado, o dentista mais influente do século. Virou de cabeça para baixo todos os fundamentos da Física, alterou radicalmente tudo aquilo que os cientistas compreendiam do espaço, do tempo, da matéria e da energia. Revelou que o Universo é, na verdade, bem diferente do que aquilo que enxergamos no dia-a-dia. Einstein disse que o tempo não é absoluto, ou seja, não passa de modo igual em todos os lugares. O tempo e o espaço são relativos, dependem da velocidade do observador. Quanto mais próximo da fantástica velocidade da luz (aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo), maior será a mudança em relação a um observador parado. (Veja o quadro abaixo.) Einstein também mostrou que a matéria e a energia se equivalem. Esse é o significado da famosa equação matemática E-mct, que teve grande utilidade na fabricação de usinas nucleares e, infelizmente, das bombas atômicas (um pouco de matéria radiativa produz uma quantidade gigantesca de energia, que destrói tudo em volta).
No começo do século, os cientistas também se preocuparam com a intimidade da matéria. Hoje em dia, qualquer estudante razoável sabe que as coisas são compostas por átomos e que esses possuem um núcleo e alguns elétrons. Mas quando foi que os dentistas souberam disso? Não faz muito tempo. Em 1897, o inglês Thompson descobriu a existência dos elétrons. Outro inglês, Rutherford, identificou o próton no núcleo do átomo (1914). Seu compatriota Chadwick completou a glória encontrando o nêutron (1932). Logo em seguida, o alemão Heisenberg mostrou que os núcleos dos átomos eram compostos por prótons e nêutrons. Pois é, isso que hoje você aprende na escola foi descoberto com muito estudo, criatividade e pacientes experimentações dos cientistas. Não é emocionante compartilhar suas descobertas?
Tão importante quanto a Teoria da Relatividade de Einstein foi a descoberta da Mecânica Quântica no começo do século. Essa ria foi produzida com a colaboração de uitos físicos notáveis: os alemães Schrõdi, Max Bom, Max Planck e Heisenberg, os teses De Broglie e Dirac, o dinamarquês iels Bohr. Ela mostrava que as partículas eleentares (próton, nêutron, elétron etc.) não seguem as leis da natureza descobertas por Newton e que explicam os movimentos dos objetos comuns. É como se as partículas elementares fizessem parte de um outro tipo de Universo, com sua própria maneira de funcionar. A Mecânica Quântica também superou a Física clássica na compreensão da energia e da luz.

Postagens mais visitadas