A Coluna Prestes (1925) - Resumo

Um resumo sobre o que foi A história da Coluna Prestes na República Velha no Brasil, Era Vargas. As consequências, causas e motivos, conclusão. 

Apenas dois anos depois da Revolta dos Dezoito do forte, em 1924, estouraram novas revoltas em diversas
guarnições. Dessa vez, com um número mais expressivo de militares envolvidos. Mesmo assim, o governo levou a melhor. Os rebeldes então fugiram para o interior do Brasil. Naquela época, até mesmo no estado de São Paulo havia florestas virgens. Foi no meio do mato que se encontraram as forças tenentistas que fugiam de São Paulo e do Rio Grande do Sul. For-maram um pequeno exército de 1.500 homens. No comando militar, um jovem gaúcho, capitão do Exército, com ideais tenentistas: Luis Carlos Prestes.
A macha da coluna prestes 1924 a 1927
A Macha da Coluna Prestes
Fugindo das forças do governo, comba-tendo com táticas de guerrilha, o pequeno grupo recebeu o nome de Coluna Prestes. De 1924 a 1927, eles percorreram o Brasil de sul a norte. Foram 25 mil quilômetros de caminhada e mais de cinqüenta combates vitoriosos! Para que você tenha uma ideia, essa foi, até hoje, em termos de distância percorrida, simplesmente a maior marcha guerrilheira de toda a história humana!

Depois de três anos de batalhas, os bravos guerrilheiros resolveram se exilar em países como a Bolívia e o Uruguai. Prestes ficaria como o símbolo da luta tenentista contra as oligarquias. Ganhou o apelido imortal de Cavaleiro da Esperança.

Postagens mais visitadas