O endeusamento de Stálin - Revolução Russa - Resumo

O endeusamento de Stálin - Revolução Russa - Resumo



Na URSS stalinsita, se a KGB (polícia secreta  apenas desconfiasse de que uma pessoa não era a favor do governo, isso já era suficiente para o sujeito ser condenado. Milhares e milhares de indivíduos foram enviados a campos de trabalho forçado na Sibé­ria, os terdveisgulags. Muita gente foi torturada até a morte pelos guardas stalinistas. Puxa, o stalinismo era ditadura, campos de concentração, tortura... Isso nada tinha a ver com os ideais de Marx e Engels!


Stálin Deus
Crianças levam
 flores para
 o doce papai Stálin. 
"Salve a infância!"
 Obra de propaganda
 do governo soviético

O mais irônico disso tudo é que Stálin também perseguia os comunistas. Isso mesmo que você leu. Bastava um comunista criticar Stálin para cair em desgraça. Nos anos 30, quase todos os antigos líderes bolchevi­ques, antigos amigos de Lênin, foram expurgados do partido, ou seja, presos e fuzilados sob a acusão de serem "inimigas do socialismo". É claro que esses julgamentos nas Processos de Moscou não passavam de farsa, encenação grotesca para condenar a velha-guarda bolchevique que se opunha à tirania stalinista. O resultado foi que, com certeza, nenhum pais perseguiu, prendeu e matou mais comunistas do que a União So­viética.
Na verdade, havia muitos marxistas que, já naquela época, faziam restrições ao tipo de socialismo desenvolvido na URSS. Alguns chegaram a dizer que a URSS não tinha nada a ver com o socialismo, que era apenas um outro tipo de sociedade opressora.
Stálin, porém, não acumulou tanto poder por causa de suas "qualidades" pessoais. Como assinalou o pensador marxista húnga­ro Georg Lukács, o sistema político stalinis­ta era como uma pirâmide. Stálin estava no alto da pirâmide, apoiado por alguns "stalin­zinhos" menores, que por sua vez se apoiavam sobre outros "stalinzinhos" e assim por diante. Portanto, na sociedade soviética predominavam as idéias e atitudes stalinistas. Que idéias eram essas? Obediência ao que "vinha de cima" e repúdio a qualquer crítica, vista como "sabotagem anti-socialista".
Mas será que os marxistas que diziam que Stálin não era socialista raciocinavam exatamente como os stalinistas, que achavam que quem cometia erros era "inimigo do socialismo"? Na verdade, Stálin e seus camaradas do Partido Comunista pareciam sinceramente preocupados com o bem-estar da população e com o desenvolvimento de


uma sociedade socialista. Mas não admitiam a oposição, não aceitavam o debate democrático. O stalinismo não era anti-socialista,
Deus Stálin
AQUI NÃO EXISTE CULTO
À PERSONALIDADE!
o stalinismo era antidemocrático. No entanto  seria possível construir uma sociedade socialista sem democracia? Sem haver respeito pelos que pensam diferente?
Por incrível que pareça, Stálin era adorado por grande parte do povo soviético, apesar de toda a opressão. Qual seria a explicação para isso?
Em primeiro lugar, durante o governo de Stálin a vida do povo russo realmente melhorou  O Estado investia pesado para resolver os problemas sociais. Construiu casas e apartamentos para acabar com as favelas. Preparou alojamentos para que nunca mais houvesse mendigos dormindo na rua. Todas as crianças do país puderam ir para a escola, e de graça. Pela primeira vez, o mais humilde camponês era atendido pelos médicas. Ao contrário do Ocidente capitalista daquela época, quase todas as mulheres soviéticas estudavam e trabalhavam, inclusive como engenheiras, motoristas de caminhão, geólogas, soldadoras etc. Os planos econômicos organizaram a mão-de-obra, e
o desemprego simplesmente acabou. Também não havia inflação. Cada trabalhador ti­nha a certeza de que viveria com uma segurança mínima, de que comeria todos os • dias, de que seu filho iria à escola, de que não teria de mendigar quando ficasse velho. Com todos esses progressos, as pessoas tendiam a se acomodar. A maioria achava que tudo aquilo estava acontecendo da melhor maneira possível e que, portanto, Stálin tinha mesmo razão.
Em segundo lugar, ninguém podia ficar informado sobre algum erro de Stálin, simplesmente porque o governo impedia qualquer crítica. Havia uma propaganda maciça para convencer a todos os soviéticos de que Stálin era um governante maravilhoso, um lí­der democrata, o "guia genial dos povos". Nas datas oficiais, milhões de pessoas desfilavam com retratas de Stálin e cantando hi­nos em louvor ao "infalível líder soviético". Desenvolveu-se um verdadeiro culto à personalidade de Stálin.

Governo Soviético
A jovem operária
cumprimenta Stálin.
 A arte soviética
 tinha se reduzido
 a isso: adular o
"guia genial dos povos"
Na revolução de 1917, os operários e camponeses tinham sido o sujeito da história  Agora eram objeto. O sujeito eram Stá­lin e o partido.

Postagens mais visitadas