O curto período do 1º Presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca - Resumo
O curto período do 1º Presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca - Resumo
Vimos que o marechal Deodoro, comandante do Exército, proclamou a República e se tornou chefe do Governo Provisório. O começo do governo tinha aparência democrática: a Igreja foi separada do Estado (deixou de existir uma Igreja oficial) e foram convocadas eleições para a Assembleia Constituinte. Os membros eleitos da Assembleia Constituinte tinham a tarefa de elaborar a nova Constituição. Assim foi feito. Em 1891, ela estava pronta.
Deodoro proclamou
a República
e foi o primeiro
presidente.
Tentou fechar
o Congresso e enfrentou
a Revolta da
Armada (marinha).
Teve de renunciar.
|
O governo do primeiro presidente foi marcado pela crise. Para começar, a crise econômica. O ministro Rui Barbosa elaborou um plano econômico para estimular o crescimento da indústria, o Encilhamento. Mas o plano fracassou, aumentando demais a inflação. Para piorar, Deodoro nomeou vários amigos para cargos importantes do governo, provocando protestos da oposição.
Quando a imprensa criticou, Deodoro mandou fechar jornais e prender opositores. O Congresso, temendo que Deodoro implantasse uma ditadura militar, votou uma lei limitando os poderes do presidente da República. Deodoro não aceitou e mandou fechar o Congresso Diante disso, a marinha se rebelou e ameaçou bombardear a cidade do Rio de Janeiro. Muitos generais também estavam contra Deodoro. O poderoso PRP (Partido Republicano Paulista) protestou.
O país estava à beira de uma guerra civil. Deodoro preferiu renunciar.