O café era um rei em decadência - Brasil República - Resumo


 O café era um rei em decadência - Brasil República 

O café continuava sendo o produto mais importante do Brasil. Chegou a representar cerca de 70% das exportações do país. A riqueza e o poder dos cafeicultores fizeram com que a República Velha também fosse chamada de República do Café.
Gráfico Consumo Café 1895 à 1925

O problema era que os preços internacionais do café estavam caindo. Portanto, os lucros dos fazendeiros também diminuíam. Por que os preços caíam? O motivo principal era a superprodução: o Brasil estava produzindo muito mais café do que as necessidades do mercado mundial. Havia mais café do que gente precisando comprá-lo. E você sabe que, em geral, quando um produto está abundante no mercado e não há tantos compradores assim, a tendência é
o  preço dele cair. A velha história da oferta


alta e da procura baixa. Notou? Quem decidia o preço do café não eram os cafeicultor do Brasil. O preço era determinado pelas condições do mercado. Como a produção era muito alta, o preço caía. Além disso, esse mercado não era totalmente livre. Grande parte dele estava controlada por megaempresas americanas e inglesas de importação exportação, os famosos monopólios capitalistas dos países imperialistas (estudamos isso no capítulo anterior, lembra?). Eles manipulavam os preços a seu favor.
No início do século XX, a situação dos cafeicultores estava complicada. Preço baixo, milhões de sacas encalhadas, sem comprador  Como resolver o problema? Quem poderia comprar aqueles estoques, quem poderia pagar um preço melhor? Pense um pouco... Acertou! Era o governo da República Velha. Na cidade paulista de Taubaté, os cafeicultores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro montaram o Acordo de Taubaté (1906). Ficava acertado que os governos comprariam os estoques excedentes de café.

Mas de onde o governo tiraria dinheiro para comprar a preço alto esse café encalhado  Um jeito foi pedir dinheiro aos banquei­ros ingleses, que consideravam um ótimo investimento emprestar para o governo brasilei­ro a altos juros. A outra maneira de o governo levantar recursos para comprar o café exce­dente era simplesmente aumentando os im­postos. Sacrificar mais ainda o povo para que os latifundiários continuassem tranqüilos. Para salvar a pele dos cafeicultores, esfolavam a população. Dá para você imaginar o quan­to os cafeicultores e o governo deles eram odiados pelo povo na República Velha.

Postagens mais visitadas