A Política dos Governadores - Brasil República - Resumo

A Política dos Governadores - Brasil República  - Resumo


Duque de Caxias, 1.907
A maioria da 
população ainda
 vivia no campo e a 
agro exportação era 
a principal 
atividade econômica.
A sede do poder, entretanto,
 não estava nas fazen­das dos coronéis. 
Encontrava-se nas capitais,
 onde viviam os governadores.
 Em Pernambuco, 
por exemplo, 
ficava em Recife 
(rua Duque de Caxias, 1.907).
E como é que as outras oligarquias do país encaravam o fato de haver um esquema para que o presidente da
República fosse sempre indicado por Minas e São Paulo, alternadamente  Os outros estados aceitavam a Política do Café com Leite?
Aceitavam, porque eram mais fracos e estavam integrados a um esquema chamado Política dos Governadores. Esse esquema foi montado pelo presidente Campos Salles (que governou de 1898 a 1902) com o objetivo de garantir a colaboração entre o poder central e o poder dos estados.
Como é que funcionava? A Política dos Governadores era uma espécie de acordo nacional entre todas as oligarquias estaduais  O presidente da República nem queria saber qual era a oligarquia que estava dominando cada estado. Ele simplesmente apoiava essa oligarquia e pronto. Em troca, esperava que as oligarquias dos estados também o apoiassem. Um jogo de toma-lá-dá-cá, percebeu? Havia um apoio mútuo entre o presidente e os governos estaduais  No Congresso Nacional, os deputados e os senadores (que tinham sido eleitos reapresentando as oligarquias) esta­vam prontos para colaborar com o presidente da República.


Postagens mais visitadas