A Rússia antes da revolução - Revolução Russa - Resumo

A Rússia antes da revolução - Revolução Russa - Resumo


No começo do século XX, a Rússia era um das países mais atrasadas do mundo. Enquanto na Europa Ocidental e nos EUA a economia já era industrial, na Rússia 80% da população vivia no campo. Quase 90% de seus habitantes não sabiam ler nem escrever.
Havia muita desigualdade social. A  nobreza russa era dona de quase todas as terras. Os
Tzar, Revolução Russa
Pôster de 1918.
Os opressores:
o tzar, o homem
rico, o padre
ortodoxo.
Embaixo, o povo
massacrado.
camponeses trabalhavam como se fossem animais de carga e viviam esfarrapados e famintas. Os nobres moravam em palácios luxuosos, suas esposas trajavam vestidos 
importados de Paris e  ostentavam jóias caríssimas  As festas da nobreza e da burguesia eram famosas pela fartura e pelo desperdício. O povo, no entanto, era humilhado e ofendido. Morava em cabanas de madeira, almoçava algumas migalhas de pão, repolho e sopa de cabeça de peixe. Num país onde o inverno pode apresentar uma temperatura de 20 graus abaixo de zero, os camponeses tentavam se proteger do frio com sapatos feitos com troncos de árvore! Não tinham direito a nada, a não ser trabalhar e calar a boca.

Nas duas principais cidades russas, São Petersburgo (na época, a capital) e Moscou, havia um razoável desenvolvimento industrial. Uma parte dessa indústria pertencia a investidores estrangeiros, o que mostra que a burguesia nacional russa era frágil. Na Europa Ocidental do começo do século XX, as lutas dos sindicatos operários e das partidos políticos de esquerda já tinham conseguido que os governos vemos decretassem algumas leis de proteção social. Na Rússia, os trabalhadores quase não tinham amparo da lei. Eram comuns jornadas de trabalho diárias de 12 horas, sem férias anuais, sem aposentadoria  Nenhum operário europeu ocidental era tão explorado!
A polícia reprimia cruelmente as greves  Em diversas ocasiões, as passeatas de trabalhadores foram dissolvidas à bala. O governo sempre protegia os patrões.

Postagens mais visitadas