A guerra - Revolução Russa - Resumo

A guerra - Revolução Russa - Resumo

Soldado Russo Revolução
A maioria dos
soldados russos
era de origem
camponesa. Foram
os que mais
sofreram com a
Primeira Guerra.
Ajudaram a derrubar
o tzar porque
acreditavam que
a revolução levaria
a Rússia a sair dos
combates e a
distribuir terras
para o povo. Pintura
de Guerguiév, 1916.
Vimos que a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) do lado da França e da Inglaterra. Despreparado, o país sofreu graves derrotas diante dos exércitos alemães  Foram mais de 1 milhão de soldados mortos! Se o povo russo já vivia mal, imagine então no meio de uma guerra. Nas grandes cidades  as pessoas ficavam horas nas Filas para comprar a ração diária de pão. Os velhos camponeses trabalhavam dobrado para compensar a ausência do filho que estava no exército  É claro que nem todo mundo sofria assim. Os burgueses e a nobreza continuavam tranquilos nos palácios, engordando nos banquetes  Alguns empresários chegaram ao absurdo de manter grandes depósitos de alimentos fechados, para vender comida aos poucos, por um preço altíssimo. Lucros à custa da fome do povo! Dá para entender por que a população tinha tanta raiva dos capitalistas, não é mesmo?No dia 8 de março de 1917, as operárias de Retrogrado (a capital, que 1 antes se chamava São Petersburgo) fizeram uma passeata comemorando   o Dia Internacional da Mulher. Essa foi a primeira de muitas passeatas que foram se unindo até se transformar numa gigantesca manifestação do povo contra o tzar. Mais de 1 milhão de pessoas desfilaram na capital com faixas e gritos de "Paz! Pão! Terral!": terra para os camponeses (a reforma agrária), pão para os operários (melhores salários) e paz (a saída da guerra).
Mais uma vez, o tzar convocou as tropas. Elas apontaram as armas... ouviram as ordens para atirar e... confraternizaram-se com a multidão! Os soldados estavam cansados da guerra e contaminados pelos ideais revolucionários  Não obedeciam ao governo nem aos generais. Agora, seu compromisso era com o povo.
O tzar não pôde fazer nada. Em março de 1917, ele renunciava e, logo depois, seria pre­so. A Rússia tinha se tomado uma república.
Atenção, amigo leitor: em 1917, houve duas revoluções na Rússia. A primeira delas, em março, foi democrático-burguesa. A segunda, em novembro, foi a socialista. Nós estamos falando agora da primeira delas.

Postagens mais visitadas