Questões sobre Revolução Russa


Questões sobre Revolução Russa

Texto Complementar



Estude para estas questões:
Postagens sobre Revolução Russa

Responda comentando 
Os ideais da teoria socialista eram muito bonitinhos nos livros de Marx, Engels e de Lênin. Mas, na prática, apesar de o socialismo soviético ter desenvolvido o país e resolvido alguns gra­ves problemas sociais, o regime stalinista revelou-se muito opressor.
O socialismo sempre será stalinista? Há alguma possibilidade de a humanidade ainda 
sonhar com uma nova sociedade em que o dinheiro não seja a coisa mais importante?
O intelectual, militante comunista e grande historiador baiano Jacob Gorender nos ajuda a entender um pouco o que aconteceu na União Soviética stalinista.

"Em meados da década de 30, a economia soviética estava praticamente estatizada. Na concepção de Stálin, estatização era sinônimo de socialismo. (...) A esse socialismo estatizado correspondia um regime político caracterizado pelo centralismo burocráti­co e pela rotina do terror policial.
Ao contrário da tese de Marx, Engels e Lênin, acerca da extinção paulatina [gradual] do Estado no período do socialismo, o Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social. Não só comandava a economia, através do planejamen­to feito por cima, como impôs rigorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, ar­tes em geral, editoras, escolas etc. (...)
Stálin utilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal. (...) A repres­são stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, homens e mulheres que passaram pela luta clandestina, pelos combates revolucionários de 1917 e pela guerra civil. Cerca de meio milhão de militantes comunistas tombaram diante dos pelotões de fuzilamento ou nos campos de concentração".
(GORENDER, Jacob. Perestroika. Origens. projetos, impasses. São Paulo: Atual. 1991. pp. 17-19.)

A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:
1.      No capitalismo, quase todas as terras, bancos e grandes empresas são propriedade priva­da, ou seja, pertencem a alguns poucos burgueses. No regime socialista stalinista, a quem pertenciam essas coisas?
2.      O que significa dizer que no regime stalinista imperava o"centralismo burocrático"? (Lem­bre-se de como eram tomadas as decisões do governo.)
3.      Nas obras de Marx, Engels e Lênin, o Estado socialista iria se tornar cada vez mais forte ou mais fraco? O regime stalinista seguiu esse projeto?
4.      Diga como os burocratas stalinistas do Partido Comunista controlavam a economia so­viética.
5.      Como o Partido Comunista e o Estado soviético controlavam a sociedade civil?
6.      No tempo de Stálin, havia comunistas sendo perseguidos pela policia?
7.      Stálin se considerava comunista. Por que, então, ele perseguiu tantos comunistas?




Exercícios de Revisão

1. Compare a situação econômica da Rússia e da Europa Ocidental rxo começo do século XX.
2.  Compare e analise as fotos da página 71. Em seguida, descreva as diferenças sociais que havia na Rússia antes de 1917.  
3.  "As forças policiais, sejam visíveis ou secretas, aumentam dia a dia. Nas prisões e colônias penais (...) há uma enorme quantidade de condenados políticos, e agora ali se encontram até mesmo os operários. (...). Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tro­pas enviadas, de armas na mão, contra o povo. Já houve massacres fratricidas em várias lo­calidades. (...)." (Leon Tolstói, escritor russo, em carta aberta ao público, I 6/1/1902.) Ca­racterize o regime político tzarista na Rússia pré-revolucionária.
4.  "Há alguns dias, um editor de São Petersburgo me deu a notícia surpreendente de que O ca­pital em edição russa já está sendo publicado!' (Carta de Karl Marx a seu amigo L. Kugelmann, 12/10/1868.) Indique qual era a corrente política que orientava os social-democratas russos.
5.  A social-democracia russa logo se dividiu entre os mencheviques e os bolcheviques. Mos­tre o que havia de comum e de diferente entre esses dois partidos.
6.  "Nós, trabalhadores de São Petersburgo, juntamente com nossas mulheres, nosso filhos, nossos infelizes e velhos pais, nos dirigimos a Ti, Nosso Soberano, buscando justiça e pro­teção. Estamos na miséria, oprimidos, sobrecarregados de trabalho?' (Petição dos operá­rios que deveria ser entregue ao tzar no dia 9/1/1905, o Domingo Sangrento.) Indique quais eram os objetivos principais da revolução de 1905.
7.  Quais foram as duas revoluções que aconteceram em 1917? Qual delas derrubou o tzar Nicolau 11 e instaurou o Governo Provisório?
8.  Observando o que mudou imediatamente na Rússia depois de março de 1917,  explique o que caracterizou a revolução democrático-burguesa.
"Os bolcheviques puderam tomar o poder porque existiam os sovietes. Os sovietes rea­lizaram todo um processo de ruptura, para quebrar o velho aparato estatal, criando insti­tuições de massas unitárias, que representavam os operários, os camponeses, os soldados. Eram então formas de democracia direta. (...). O soviete transfere algumas funções do Es­tado para a sociedade civil. (...)." (Luciano Gruppi, pensador político italiano, século XX.) O que eram os sovietes?
10. Observando o que mudou imediatamente na Rússia depois dos acontecimentos de no­vembro de 1917,   explique o que caracterizou a revolução proletária.
11. "Havia necessidade de paz, de pão e de terra.A necessidade era tamanha que, se não fos­se satisfeita, o povo não poderia mais viver. (...) O semi-selvagem do campo sabia muito bem que essas coisas não estavam à sua disposição, que o poder nunca aceitaria concedê-las, que o poder era mau, pérfido e que era necessário destruí-lo. (...) E os bolcheviques, sobrecarregando a atmosfera, seguiram este caminho." (Memórias de Nicolau Sukhanov,


antigo dirigente menchevique.) "A terra inteira (...) fica expropriada sem qualquer indeni­zação, declarada patrimônio do povo inteiro e passa a pertencer a todos que nela traba­lham." (Decreto da Terra aprovado pelo governo soviético em 7/11/1917.) Diga quais fo­ram as diferentes medidas adotadas pelo Governo Provisório chefiado por Kerenski e, de­pois, pelos bolcheviques liderados por Lênin, em relação à questão agrária e à continuação da Rússia na Primeira Guerra.
12.   "[Os bolcheviques se caracterizam] pelo desejo de obter de imediato resultados máximos na realização do progresso social, negligenciando as condições objetivas. (...) O bolchevis­mo pressupõe uma forte dose de otimismo social ingênuo, (...) [e baseia-se] na fé cega de que os recursos e bens da sociedade, dos quais o proletariado aspira tomar posse, são ines­gotáveis:' (luri Mártov, dirigente menchevique, 1919.) Depois da revolução democrático-burguesa de março de 1917,    os bolcheviques e os mencheviques discordaram a respeito da possibilidade de se fazer imediatamente uma revolução socialista. Caracterize as duas avaliações políticas e explique como ambos os partidos justificavam suas posições políticas.
13.   "Esmagados pelo peso das tarefas militares e da situação desesperada em que, ao que pa­recia, se encontrava então a República (...), [cometemos] o erro de empreender a passa­gem imediata à produção e à distribuição comunistas:' (Lênin, Relatório para o II Congres­so de Educadores, 17/10/1921.) Caracterize o que foi a fase do comunismo de guerra (1918-1921).
14.   "O capitalismo que cresce desse modo é controlado, calculado, e o poder continua nas mãos da classe operária e do Estado operário?' (Lênin, referindo-se à NEP em I921.) Ex­plique o que foi a Nova Política Econômica (NEP), proposta por Lênin em 1921.
15.   "[A revolução socialista] tem mais chances de acontecer nos pontos e nos países em que o elo da corrente capitalista é mais fraco, ou seja, onde o imperialismo está menos prote­gido. (...) É por isso que a vitória do socialismo num único país — por menos desenvolvido que seja do ponto de vista capitalista, (...) é perfeitamente possível e provável?' Q. Stálin.) "O verdadeiro aparecimento da economia socialista na Rússia só será possível depois da vitória do proletariado nos principais países da Europa?' (L.Trótski.) Explique a diferença entre a visão de Stálin e a deTrótski sobre a possibilidade do triunfo do socialismo na URSS.
16.   Apresente as principais diferenças entre um país de economia capitalista e um de econo­mia socialista (conforme o ideal), destacando: o papel da propriedade, do mercado e dos interesses da sociedade.
17.   "É preciso que no fim do qüinqüênio tenhamos atingido (...) uma produção de 17 milhões de toneladas de aço.Temos de realizar essa tarefa custe o que custar, a fim de podermos prosseguir a industrialização do país!" (J.Stálin, discurso no XVI Congresso do Partido Co­munista da URSS.) O que eram os Planos Qüinqüenais soviéticos? Qual foi o setor da economia que eles priorizaram?
18.   "O camarada Stálin (...) concentrou nas suas mãos um poder ilimitado e receio que nem sempre ele saiba utilizá-lo com prudência. (...) Proponho, pois, aos camaradas que estudem um meio para afastar Stálin de seu cargo. (...)." (V.I. Lênin, anotações de dezembro de 1922,

Reflexões Críticas

Nobreza Soviética
Ralé Soviética
[À esquerda, o baile da condessa Shuvalova, São Petersburgo, 1914. Observe as roupas elegantes, as mesas requintadas, o amplo salão. À direita, desem­pregados se alimentam graças à caridade. Parecem dois mundos completa­mente distintos. Qual deles teria força para sobreviver?
1.      Uma sociedade que rejeita o capitalismo sempre acaba adotando o regime stalinista? Ou é possível construir uma sociedade socialista sem o autoritarismo stalinista? Discuta essa idéia com seus colegas.

2.      Quais são as vantagens e as desvantagens, para a população, de uma economia de mer­cado (capitalista) e de uma economia planificada (socialista)?

Postagens mais visitadas