Getúlio, os tenentes e o comunismo - Resumo

Um resumo sobre o que foi A história e Getúlio, os tenentes e o comunismo no Brasil, Era Vargas. As consequências, causas e motivos, conclusão.


Caricatura Getúlio Vargas
Caricatura de 1930 satirizando a adesão
de Prestes ao comunismo, 
vista com desconfiança até pela esquerda. 
Muitos ex-companheiros de Prestes apoiaram
Getúlio Vargas e obtiveram cargos importantes. 
Prestes, ao contrário, 
ficou a vida toda sob a mira da polícia política.
A Coluna Prestes não venceu, mas o Brasil estava pronto para mudar. Em 1929, começaria a pior crise mundial da história do capitalismo, levando muitos cafeicultores brasileiros à ruína. Em 1930, uma. revolta militar acabou com a República Velha. Getúlio Vargas passaria a ser o novo presidente.
Nesse momento, as tenentes ficaram divididos. Alguns, com idéias políticas mais à direita, apoiaram Getúlio. Outros ficaram contra. Luís Carlos Prestes mais uma vez surpreendeu o país: aderiu às idéias socialistas e, depois, ingressou no Poder. Para ele, o futuro do Brasil não estava nas oligarquias nem na burguesia, nos militares ou na classe média. O futuro estaria na união dos operários corri os camponeses. Mas estaria mesmo?
De qualquer modo, nós só compreenderemos a história do Brasil a partir de Getúlio Vargas se levarmos em conta o novo problema político que a elite enfrentava: como controlar o proletariado?

Postagens mais visitadas