Revolta da Chibata (1910) - Resumo, Causas, Consequências


O que foi  


No início do século XX, a marinha de guerra do Brasil ainda tinha costumes do tempo da escravidão. Se um marinheiro cometesse uma falta, como não lavar direito o convés. por exemplo, o oficial poderia castigá-lo com chibatadas. Era aviltante! Depois dessa, não é preciso nem falar do horror que era o soldo (salário), das baratas nos alojamentos, do prato de comida intragável, do serviço militar obrigatório de três anos.

Causas / Motivos


imagens da revolta da chibata
Contra a humilhante chibata, amotinaram-se
os bravos marinheiros
O governo resolveu então modernizar a marinha. E o que significava "modernizar? Seria acabar com as chicotadas? De jeito nenhum  Modernizar era comprar navios de guerra de última geração, encomendados em estaleiros ingleses. Canhões novos, mas chicotes tradicionais.
Diante desse quadro opressor, os marinheiros se amotinaram (se rebelaram contra os comandantes). Assumiram o comando dos navios e ameaçaram bombardear os bairros elegantes do Rio, caso não fossem ouvidos. Na liderança, o cabo João Cândido, o Almirante Negro. O governo foi obrigado a negociar.



Conclusão

Assim acabaram as chibatadas nos marinheiros do Brasil. Mais tarde, eles foram traídos e expulsos da marinha. Muitos foram jogados na cadeia e alguns até fuzilados. Mas os castigos corporais foram para sempre eliminados do nossa marinha. 

Postagens mais visitadas