A luta dos socialistas - Marx e Engels- Revolução Russa - Resumo

A luta dos socialistas - Revolução Russa - Resumo


Os partidas políticas estavam proibidos, mas existiam partidos clandestinos, escondidas da polícia. O principal partido de oposição era o Partido Social-Democrata. Esse partido seguia as idéias do socialismo cientifico de Marx e Engels. Seu objetivo era se aproximar principalmente das operários e camponeses, mas também de alguns intelectuais, estudantes e pessoas da classe média, para difundir os ideais socialistas e organizar a luta do povo russo contra a opressão tzarista.
Entretanto, os socialistas discordavam entre si a respeito de como seria possível chegar ao socialismo na Rússia. Por isso, os social-democratas acabaram se dividindo em dois partidos políticos diferentes: os bolche­viques e os mencheviques.
Tanto as bolcheviques como as menche­viques eram socialistas, mas ambas os grupos concordavam que, naquele momento, a Rússia não estava preparada para o socialismo  Acreditavam que bem antes da revolução socialista deveria acontecer uma revolução democrático-burguesa. Algo semelhante ao que tinha sido a Revolução Francesa de 1789. A revolução democrático-burguesa contaria com a participação ativa dos operários e dos camponeses para garantir que o país se tomaria democrático, com um regime parlamentar semelhante ao que já existia na Europa Ocidental. Este era o objetivo da revolução democrático-burguesa: tornar a Rússia um país capitalista moderno e democrático  Mencheviques e bolcheviques acreditavam que só depois que a Rússia tivesse um grande desenvolvimento da indústria capitalista e da democracia é que seria viável pensar em lutar por uma revolução socialista  Mais tarde (em 1917), os bolcheviques mudariam um pouco esse pensamento, como veremos adiante.
Qual era então a diferença entre bolche­viques e mencheviques? De início, era a respeito de como o partido social-democrata deveria ser organizado: haveria autonomia para os militantes ou o comando seria centralizado?
Os mencheviques achavam que o partido social-democrata deveria reunir o maior número possível de simpatizantes. Para isso,
não deveria ser exigido nenhum compromisso rígido das pessoas que colaborassem com o partido. Quem quisesse daria uma mãozinha como pudesse, sem nenhuma grande obrigação. O importante era ajudar a causa socialista.
Vamos supor, por exemplo, que alguns estudantes resolvessem montar uma célula social-democrata na escola. Claro, tudo bem escondido da polícia. A célula organizaria reuniões secretas com vários objetivos: estudar as obras de Marx e Engels e a situação da Rússia, debater os problemas do país, encontrar meios de atrair mais estudantes para a causa socialista, organizar a participação dos estudantes na luta contra o tzarismo. Para os mencheviques, cada célula dessas poderia ter bastante autonomia, agindo praticamente por conta própria, de acordo com a própria consciência  O partido seria uma espécie de soma de células autônomas como essas.
Os bolcheviques (esse nome russo quer dizer "maioria"), por sua vez, pensavam diferente  Eles seguiam as idéias de Lê­nin . Para eles, o partido deveria ser uma organização super disciplinada  com dedicação total dos militantes. Cada membro deveria ser um verdadeiro revolucionário profissional. As células do partido não teriam muita auto­nomia, devendo obedecer ao que o Comitê Central (a direção) determinasse  Ou seja, os bolcheviques que­riam um partido ultra disciplinado  formado por gente que dedicaria 24 horas de sua vida à luta política, uma máquina de fazer a revolução.

O socialismo científico de Marx e Engels



Karl Marx
Os social-democratas russos (bolcheviques e mencheviques) eram seguidores do socialismo científico. também chamado de marxismo. Seus criadores foram dois pensadores alemães do século XIX, Karl Marx (autor de O capital, de 1867) e Friedrich Engels (ambos autores do Manifesto comunista, de 1848). Você estudou esse assunto no ano passado, lembra?
Marx acreditava que a sociedade capitalista é sempre injusta e que, portanto, o proletariado deveria fazer uma revolução para destrui-la. Em seguida, seria construída a sociedade socialista. No socialismo não haveria mais ricos nem propriedade privada. As terras, fábricocas, bancos, empresas pertenceriam coletivamente à sociedade  e a economia seria dirigida diretamente pelos trabalhadores.





Postagens mais visitadas