Lênin: o líder bolchevique - Revolução Russa - Resumo

Lênin: o líder  bolchevique - Revolução Russa - Resumo


Vladimir Ilitch Lênin era filho de um professor secundarista. Quando estudante, já era
contestador e vivia arrumando problemas com os diretores da faculdade. Mas era um aluno brilhante. Formou-se em Direito com as notas mais altas.
Desde jovem, meteu-se em atividades revolucionárias. Famoso por seus conhecimentos sobre
o marxismo, tinha grande capacidade de organizar movimentos políticos. Era um líder que se impunha por falar com simplicidade e inteligência. Tinha uma capacidade de crítica arrasadora. Sua visão política era muito aguçada.

Em geral, ele enxergava mais longe do que os outros.
Além do russo, Lênin compreendia o alemão, o francês e o inglês. Lia muito e escreveu livros importantes de Economia, Sociologia e Filosofia, mas destacou-se mesmo como um pensador político original. Sua teoria foi tão fundamental para o socialismo russo que, após a sua morte, suas idéias foram englobadas com o nome de marxismo-leninismo.
Vladimir Ilitch Lênin
Testemunha da época
 revelaram que Lênin era
 um orador que cativava
 pela simplicidade
e pela clareza
de raciocínio.
A maior contribuição de Lênin foi sua noção de partido revolucionário. Na obra Que fazer? (1902), afirmou que o proletariado nunca conseguiria formar uma consciência socialista por conta própria. O máximo que o proletariado conseguia imaginar era a necessidade de criar sindicatos e fazer greves. Por isso, dizia Lênin, era necessário criar um partido político revolucionário. Nesse partido estariam os melhores elementos da classe trabalhadora e dos intelectuais: a vanguarda do proletariado. Essas pessoas, guiadas pelo socialismo científico de Marx e Engels, educariam os trabalhadores, mostrariam a eles a necessidade de se organizarem e lutarem para tomar o poder e construir uma sociedade socialista  O Partido Bolchevique, liderado por Lênin, tinha exatamente essa proposta. Seria o partido 

Postagens mais visitadas