A revolução burguesa de março de 1917 - Revolução Russa - Resumo

A revolução burguesa de março de 1917 - Revolução Russa - Resumo


Pois é, em março (ou fevereiro, pelo calendário antigo da Rússia) de 1917,a revolução democrático-burguesa tão esperada pelos partidas de oposição tinha acontecido Não havia mais tzarismo. A Rússia amanhecia como um país democrática Todos os partidos políticos tiveram autorização para funcionar. Havia acabado a censura sobre a imprensa. Os presos políticos foram libertados. Os exilados políticos no estrangeiro tiveram permissão para retomar.
Enquanto não se elegia uma Assembléia Constituinte, funcionava um Governo Provisório, chefiado por Aleksandr Kerenski. O Governo Provisório era composto pela união de vários partidos políticos. Os principais eram partidos da burguesia liberal, que encaravam a necessidade de a Rússia se tomar um país capitalista industrial semelhante à Inglaterra e à França.
Agora, você já sacou tudo. A revolução de março de 1917 foi democrática porque teve participação popular, acabou com a tirania tzarista e conquistou amplas liberdades políticas. Também foi burguesa porque, em primeiro lugar, não era uma revolução que contestava o capitalismo. Em segundo lugar, porque os partidos políticos da burguesia liberal  mais organizados (certamente tinham sido muito menos perseguidos pelo tzar do que os socialistas), é que controlavam o Governo Provisório.
A situação era complexa. Basta ver que as partidos de esquerda também apoiavam o governo de Kerenski. Os mencheviques apoiavam o Governo Provisório porque achavam que a Rússia tinha dois caminhos possíveis: ou o apoio ao governo democrático-burguês, ou o risco de voltar à ditadura tzarista. Preferiram ficar com o que consideravam o menor dos males. Para eles, a Rússia ainda precisaria de muitos anos de desenvolvimento capitalista até ficar madura para se tentar uma revolução socialista.

Postagens mais visitadas