Os sovietes - Revolução Russa - Resumo

Os sovietes - Revolução Russa - Resumo

O poder nas mãos dos trabalhadores


Soviete é uma palavra russa que quer dizer, mais ou menos. "assembleia", "reunião", "conselho".
Basicamente. tratava-se de uma reunião de pessoas do povo para decidir alguma questão importante.
Os sovietes não foram criados pelo governo, nem pelos partidos ou sindicatos. Brotaram da criatividade do povo trabalhador russo.
Depois da revolução de março de 1917, apareceram milhares de sovietes pelo pais. Havia sovietes de operários, de camponeses, de soldados, de marinheiros. Os sovietes se organizavam nas fábricas, nos quartéis. Nas aldeias camponesas, nos bairros.
Sovietes
Os sovietes de Petrogrado e de
Moscou votaram
 a favor da insur­reição.
 Armados de fuzis, 
os operários formaram
 a Guarda Vermelha.
 Unidos aos soldados,
 seguiram as propostas
 de Lênin e dos bolcheviques e 
derrubaram o Governo Provisório.
Qualquer pessoa comum poderia participar de um soviete. Bastava aparecer na assembleia e votar alguma proposta, com o braço levantado. Se quisesse. também poderia defender suas ideias falando para a multidão reunida. O soviete mais importante era o de Retrogrado, a capital.
Por meio dos sovietes, os trabalhadores passaram a decidir sua vida sem ter de obedecer ao governo, ao patrão ou aos comandantes militares. Na véspera da revolução socialista de novembro de 1917, por exemplo, o soviete de Retrogrado resolveu ignorar o Governo Provisório e passou a agir como se fosse o verdadeiro órgão de poder da capital russa. Ordenou o deslocamento de tropas, ocupou os principais pontos estratégicos da cidade. Em Moscou. acontecia a mesma coisa.
Lênin percebeu que os sovietes eram realmente órgãos de poder. Por isso, propôs que os bolcheviques convencessem os sovietes da necessidade de derrubarem o Governo Provisório e iniciarem a construção do socialismo. Um socialismo que deveria se basear na democracia direta dos sovietes. Portanto, um Estado soviético.


O governo soviético


O Governo Provisório havia prometido paz, pão e temi, mas não cumpriu. E os bolchevi­ques. cumpriram sua promessa? Vamos ver.
O primeiro ato do governo bolchevique foio Decreto da Terra. Simplesmente os latifúndios foram extintos. Todas as terras da nobreza foram distribuídas para as famílias camponesas  Você pode perguntar: mas e os nobres, não pediram ajuda à polícia, ou ao exército? Impossível. Os camponeses e os operários estavam armados até os dentes. Formavam o Exército Vermelho, que seguia os bolchevi­ques. Diante do povo revolucionário em ar­mas, só restava aos nobres e as burgueses encher as malas de riquezas e fugir.
Para normalizar o abastecimento nas grandes cidades, foram criados comitês operários  Nenhum grande comerciante poderia fazer especulação com seus estoques. Houve depósitos invadidas por soldados bolche­viques e as gêneros foram distribuídos para a população carente.
·    Os bolcheviques também cumpriram a promessa de sair da guerra. Assinaram um acordo de paz com a Alemanha, o Tratado de Brest-litovsk Desse modo, a Rússia saiu da Primeira Guerra antes que ela acabasse.

Postagens mais visitadas