A Revolta da Vacina (1904) - Resumo, Causas, Consequências

O que foi

A avenida Central em 1910
A avenida Central em 1910,
pouco depois do alargamento
 promovido pelo prefeito 
Pereira Passos.
 Para as autoridades brasileiras, 
a cidade moderna d
everia seguir o modelo de Paris.
  
"Os pobres que se danem! Eles não podem impedir o progresso da cidade!" Com esse tipo de pensamento, o prefeito Pereira Passos iniciou as reformas urbanas do Rio de Janeiro no começo do século XX. mentalidade positivista valorizava a modernidade. E O  modelo da modernidade era Paris. Portanto  a capital do Brasil seria moderna quando ficasse parecida com a capital francesa.
O prefeito Pereira Passos ordenou a abertura de largas avenidas no centro da cidade. Só que, para alargar as mas, era preciso derrubar as casas. O problema é que essas casas eram habitadas por pessoas pobres. Mas o governo não se preocupou e manteve a demolição. A opção dos moradores, então, foi subir os morros, onde havia barracos desde a abolição da escravatura.
Em seguida, Pereira Passas encomendou ao médico Oswaldo Cruz um plano de saneamento. Para acabar com doenças como a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. ideia era boa, mas o governo quis fazer tudo autoritariamente, sem esclarecer a população  Resolveu que todos deveriam se vacinar amura a varíola. Naquela época, vacina era uma novidade para muita gente, e as pessoas tiveram medo. O que fez o governo? Em vez de esclarecer a população, estabeleceu a vacinação obrigatória. Com polícia e tudo  Agulha e revólver unidos contra o povo.
caricatura de Oswaldo Cruz
caricatura de Oswaldo Cruz
No dia marcado para o início da vacinação, a multidão foi para a rua, derrubou os bondes, arrancou os trilhos, montou barricadas (pilhas de entulhos para bloquear a rua, impedindo a passagem das tropas). O quebra-quebra se espalhou por vários bairros pobres da cidade  As tropas da polícia tiveram de ser reforçadas. Depois de muitos combates, houve mortes e centenas de prisões. Um dos capturados, famoso capoeirista, disse a um jornal: "Essas coisas são boas para o governo saber que a negada não é carneiro, não".

Postagens mais visitadas